-
Arquitetos: Mentrestant Arquitectura Cooperativa
- Área: 135 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alejandro Gómez Vives
-
Fabricantes: Affinity Designer, Cales Pascual, Coop Ladrillera Sc Valenciana, Fustería Ibañez Tamarit, Incofusta, Onduline, Sánchez Plá, draft Sight
Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Casa de Paqui" está localizada em La Pobla de Vallbona, um município da região do Camp del Turia, um território intimamente ligado ao campo e à atividade agrícola. A casa fica no bairro histórico medieval da cidade e estima-se que o edifício possa ter pertencido a parte de um antigo convento. Já no século XX encontramos a construção atual, uma típica casa de campo valenciana com as dependências domésticas localizados no térreo, com um sótão no andar superior utilizado para armazenar a colheita.
O projeto tem como objetivo reabilitar a construção existente para adaptá-la às necessidades dos usuários, preservando a tipologia e a espacialidade originais. Através de um grande portão de madeira temos acesso ao pátio da casa que serve de transição entre a rua e o espaço interno. No térreo estão os espaços de maior atividade e circulação, a sala de estar e jantar, e a cozinha com lavanderia que estendem o interior em direção ao pátio. O pavimento superior é destinado aos ambientes de maior intimidade e privacidade; três salas de diferentes dimensões e características procuram satisfazer as necessidades presentes e futuras e podem acomodar uma variedade de atividades.
A casa mantém as paredes de alvenaria das fachadas, paredes de grande valor cultural e construtivo, e constrói novos pisos com vigas de madeira e lajes nervuradas para cumprir com os regulamentos atuais. A escada, metálica e suspensa, organiza o interior e tenta dar leveza a um espaço de pequenas dimensões, dominado pelas paredes. As fachadas deixam ver a intervenção, destacando o tratamento das paredes existentes e novas. As paredes tradicionais foram protegidas com argamassa de cal impermeável, enquanto a nova camada se destaca por sua uniformidade, e pelas aberturas com persianas de madeira procuram recuperar elementos que por vezes foram esquecidos.